Segundo a WCPT (World Confederation for Physical Therapy), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.
Através de uma Avaliação Inicial, o Fisioterapeuta é responsável por definir um Diagnóstico em Fisioterapia e de estabelecer em conjunto com o seu paciente, os objetivos a curto e longo prazo a alcançar e, de acordo com os seus fatores de prognóstico (bio-psico-sociais), prescrever um plano de tratamento a ser realizado.
O plano de tratamento vai contribuir para maximizar a sua qualidade de vida através de 3 focos:
- Promoção da Saúde – através da educação de hábitos e estilos de vida saudáveis (inclui qualidade de sono, alimentação, estado psicoemocional, entre outros)
- Prevenção de Limitações Estruturais e/ou Funcionais – como por exemplo, alterações posturais consequentes de desequilíbrios musculares ou dificuldade em estar de pé mais do que 15 minutos sem sentir dor ou desconforto na coluna lombar.
- Reabilitação de Lesões e/ou Sistemas em Disfunção: com o objetivo principal de restaurar a máxima capacidade funcional possível.
Assim sendo, a Fisioterapia pretende ajudar as pessoas em qualquer fase da sua vida, quando o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento mas também por lesões, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.
Em suma, o principal interesse e objetivo de um fisioterapeuta é identificar e maximar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada doente, olhando para o bem-estar físico, psicológico, emocional e social, podendo melhorar inequivocamente o seu dia-a-dia.
Agora que já sabe como a Fisioterapia pode ajudar no seu dia-a-dia, marque a sua avaliação inicial no nosso gabinete de fisioterapia Mãos de Fisio.