Áreas de Intervenção

Avaliação Inicial

Consiste na primeira avaliação realizada pela fisioterapeuta, constituída por um exame subjetivo (anamnese) do utente e por um exame objetivo (através da realização de testes, incluindo análise de movimento e da função, entre outras).

Esta avaliação permite um correto diagnóstico em Fisioterapia através dos dados recolhidos e da apresentação da condição clínica do utente. Este momento é imprescindível para dar espaço e lugar a uma abordagem individual, uma vez que permite uma análise cuidada de todos os componentes bio-psico-sociais da pessoa.


FISIOTERAPIA

Fisioterapia Neuro-Músculo-Esquelética

A Fisioterapia Neuro-músculo-esquelética é a área de intervenção dos fisioterapeutas que visa a prevenção e tratamento de problemas com origem no sistema muscular, esquelético e nervoso.

Tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento especificas baseada no melhor conhecimento científico.

Quais os problemas mais comuns?

  • Alterações posturais (escolioses, doença de Scheuermann)
  • Condições do foro reumatológico (artrite reumatoide, linfedema periférico)
  • Disfunções da articulação temporo-mandibular
  • Lesões dos tecidos moles (roturas musculares, lesões ligamentares resultantes de entorses/estiramentos)
  • Lesões neurológicas (radiculopatias, neuropatias), hérnias discais e do nervo ciático (ciatalgia)
  • Lesões vertebrais (cervicalgia, dorsalgia, lombalgias)
  • Prevenção e tratamento de lesões desportivas

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER

A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma área de intervenção dos fisioterapeutas que lhes permite intervir em diferentes populações, femininas e masculinas, ao longo do ciclo de vida.

Atua assim no campo da promoção da saúde, prevenção da doença, podendo intervir na preparação para o parto/gravidez (pré-parto) e no pós-parto, na incontinência urinária e fecal, em condições cirúrgicas da mama e em condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pós-parto e menopausa.

PRÉ E PÓS PARTO

Nestas fases da vida da mulher, o fisioterapeuta é uma ajuda importante no reconhecimento dos sinais e sintomas do seu corpo, através de técnicas que visam o alívio de queixas álgicas e do planeamento e prescrição do exercício de acordo com a evolução da gravidez, assim como, da ajuda aos pais nos cuidados com o seu bebé.


SAÚDE E BEM-ESTAR

A Fisioterapia na Saúde e Bem-Estar é uma área de intervenção da Fisioterapia responsável pela promoção da saúde e do bem-estar, atuando para isso na prevenção e recuperação de várias condições, procedimentos cirúrgicos e lesões de origem circulatória, metabólica, músculo-esquelética, oncológica, neurológica, bem como no acompanhamento da mulher na gravidez e no pós-parto.

massagem é uma das técnicas usadas em Fisioterapia para promover o bem-estar. Quando complementada pela técnica que mais visa a alteração de comportamentos de saúde a longo-prazo, a educação, é possível combater o impacto negativo que os maus hábitos de vida, aliados ao stress do dia-a-dia, podem causar no nosso corpo.

Massagem Desportiva/Terapia Miofascial
É uma técnica de massagem realizada com uma pressão manual profunda, que pretende ir de encontro às necessidades individuais do atleta. Reúne técnicas de manipulação músculo-esqueléticas que ajudam na recuperação muscular antes ou após um treino ou prova.

Massagem de Relaxamento
Técnica de massagem terapêutica suave que visa aliviar o stress, relaxar os músculos e aliviar tensões fasciais. Através de movimentos ritmados e contínuos, permite diminuir o stress, ajudar ao bom funcionamento intestinal e diminuir a pressão arterial, entre outros.

Drenagem Linfática Manual
Segundo o Método de Leduc, a drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas das suas funções. Esta técnica é reconhecida como a componente chave da terapia linfática descongestiva, tendo como objetivo favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.

Yoga Terapêutico
O Yoga consiste numa prática que abrange o bem-estar a todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Permite uma intervenção focada no corpo e mente, através da consciência corporal, aumento de mobilidade e equilíbrio emocional, fundamentais na prevenção de lesões, reabilitação e reeducação postural.

Visite os últimos artigos do nosso blogue: